Olá, Time!
O Rally da Sorte 2.0 segue a toda velocidade, e hoje vamos falar sobre uma ferramenta indispensável para o sucesso das vendas: o follow-up.
Por que o follow-up é 100%?
Manter-se próximo dos seus clientes, acompanhando-o semanalmente ou quinzenalmente, dependendo do canal que você atua, é o segredo para construir relacionamentos duradouros e garantir vendas consistentes. Não basta negociar ou oferecer produtos excelentes – a mágica acontece no acompanhamento.
Um follow-up bem-feito mostra que você está atento às necessidades do cliente, de acordo com as últimas conversas registradas no CRM, interessado no sucesso dele, com isso, você também se posiciona como a principal escolha na hora da decisão de compra.
Motivos para fazer follow-up com frequência:
- Refresca a memória dos clientes
Com tantos compromissos, seus clientes podem esquecer as oportunidades que você apresentou. Estar presente é essencial para lembrá-los de que você tem o que eles precisam.
- Constrói confiança
A frequência no contato demonstra comprometimento e profissionalismo, fortalecendo sua relação comercial.
- Aumenta as chances de conversão
Um cliente hesitante pode tomar a decisão final ao perceber que você valoriza o negócio dele ou entende suas necessidades.
- Serve como um termômetro
Está na dúvida sobre em que ponto do funil de vendas o cliente está? Um follow-up pode trazer respostas valiosas.
Dicas para um follow-up campeão:
Seja relevante: Tenha sempre um motivo para o contato. Pode ser uma nova oferta, uma curiosidade sobre os vinhos, algo relacionado a cada cliente como datas comemorativas pessoais e comerciais do segmento, um material exclusivo ou até mesmo o acompanhamento de um pedido anterior.
Exemplo: “Olá, José, já teve a chance de provar o nosso vinho do Alentejo, o Revelado, que conversamos na última vez? Ele está sendo um grande sucesso entre nossos clientes– será perfeito para seu negócio/evento. Quer aproveitar para marcarmos quarta ou quinta para nos vermos pessoalmente na loja ou no seu estabelecimento?
Seja ágil: Respeite o timing do cliente, mas não demore para retomar a conversa.
Personalize o contato: Ninguém gosta de receber mensagens genéricas. Mostre que você conhece as preferências e demandas daquele cliente em específico.
Acompanhe o histórico: Utilize registros para lembrar o que foi discutido anteriormente. Isso demonstra cuidado e atenção aos detalhes.
O follow-up pode não ser tudo no processo de vendas, mas é definitivamente uma peça-chave para alcançar os resultados incríveis que queremos no Rally da Sorte 2.0.
Vamos acelerar e mostrar que você está 100% com seus clientes!
Boas vendas!
Equipe Rally da Sorte 2.0