Olá, Time!
Continuamos acelerando no Rally da Sorte 2.0 e, para chegar ainda mais longe, é hora de assumirmos um mantra poderoso: “A cada NÃO eu chego mais perto do meu sim!
O que isso significa?
No jogo das vendas, não somos impactados apenas pelo que oferecemos, mas pela dor que solucionamos para nossos clientes. É natural receber um “não” – e, acredite, esse “não” faz parte do caminho para o SIM! 🔑
Em média, de cada 10 oportunidades que você explora, depois de ter feito um bom trabalho de mapeamento e de entendimento das necessidades de seu Lead ou Cliente, saiba que:
9 podem não estar prontos no momento;
1 estará interessado e verá valor no que você oferece.
O segredo está em persistir e buscar mais oportunidades pois a matemática no final funciona.
Como buscar seus “NÃO” todo dia
Essa prática começa com uma mudança de mentalidade. Quando entendemos como a matemática de taxa de conversão funciona, tendemos a aceitar melhor que o NÃO faz parte do processo de vendas, para isso:
- Identifique oportunidades:
Faça um esforço diário para prospectar e/ou conversar com, no mínimo, 10 clientes nos canais de ON e OFF ou 20 clientes no Canal de Venda direta – sejam novos contatos, parcerias ou clientes antigos que você pode reativar. Nessa seleção, procure mesclar clientes ativos com inativos e prospects. Você pode ter boas surpresas com essa mescla de públicos.
- Foque na dor, não no produto:
Soube que seu cliente está organizando um evento? Mostre como nossos vinhos podem criar uma experiência única para ele. Descubra a necessidade e insira o produto como solução. Exemplo: “Percebi que você está buscando algo para atrair mais público ao seu restaurante. Já pensou em montar um menu harmonizado com o Vinha Grande? Ele é considerado internamente pelos nossos especialistas como o melhor custo-benefício na categoria de vinhos portugueses premium.
- Aceite o ‘não’ como parte do processo: cada ‘não’ não é uma derrota, mas uma etapa vencida. Na verdade, eles aproximam você cada vez mais do seu próximo ‘sim’.
- Aprenda com cada contato: cada proposta recusada é uma fonte de aprendizado para ajustar sua abordagem e refinar sua estratégia. Com o tempo, você conseguirá construir de forma intuitiva a abordagem para cada perfil de cliente que você irá traçar, acredito no processo.
Um lembrete importante:
Você não vende vinhos. Você entrega emoções, experiências e, principalmente, soluções para as dores do seu cliente. Foque no que seu cliente precisa, saber perguntar e ouvir com atenção seu cliente é a habilidade que os competidores de alta performance fazem melhor neste tipo de corrida.
Boas vendas!